• DWE

Como escolher um wedding planner?

Hoje em dia, a carreira de organizador de casamentos está muito popular e a tornar-se cada vez mais requisitada a cada ano. Isto significa que o processo de procurar um serviço de organização de casamentos com qualidade se torna mais difícil para os futuros noivos, especialmente em "destination weddings".

A internet está cheia de opções, mas como podemos escolher um wedding planner que seja muito profissional?


Abaixo poderão encontrar alguns conselhos sobre como tomar a decisão certa e não se deixar desapontar ou ficar triste com o planeamento e, mais importante, no dia do seu casamento.

1. Tente procurar não apenas no Google, mas também noutras plataformas conhecidas, como o Style Me Pretty. Este blog de casamentos americano é muito extenso no que toca a fornecedores apresentados no seu website. Até marcam chamadas de Skype antes da aprovação dos fornecedores.

2. Veja atentamente o portfólio da empresa. Deverão estar presentes pelo menos 10 casamentos reais, não contando com editoriais. Ao verificar casamentos reais, poderá perceber se o estilo desta empresa se adequa à sua visão. Claro que cada casamento é único, no entanto alguns organizadores trabalham com estilos específicos, planeiam casamentos para determinados orçamentos, para um determinado número de convidados, ou até se especializam em casamentos secretos. No seu portfólio poderá também encontrar alguns nomes de fornecedores. Recomendo que os pesquise, pois provavelmente também irá trabalhar com os mesmos fornecedores. E se se interessar por um específico wedding planner, porque não perguntar a estes fornecedores a sua opinião acerca dele/dela?

3. Veja qual a experiência da empresa. Isto não significa que tenha que trabalhar com alguém que esteja no mercado há décadas. Mas se procura um serviço de alta qualidade, pelo menos 3 a 5 anos de experiência são necessários como wedding planner.

4. Se encontrou um profissional com um website interessante e tudo se parece enquadrar com aquilo que procura, não se esqueça de consultar as suas redes sociais: Instagram ou Facebook. Devem estar dinâmicos e bem apresentados, pois vão mostrar o estilo da empresa. Aqui poderá também perceber o gosto do wedding planner, e se achar esta informação interessante, deverá também consultar as avaliações e opiniões. Não trabalhe com uma empresa que abandonou a sua conta ou se não gostar das suas fotografias. Tente seguir de perto a empresa/profissional durante pelo menos 2 semanas antes de fazer uma decisão.

5. Tente perceber se a empresa/profissional já planeou casamentos para casais famosos. Se sim, tente encontrar uma avaliação desse casal. Se tudo lhe parecer bem, esta empresa é provavelmente de confiança e tem a capacidade de gerir tarefas importantes.

6. Com base nos primeiros emails, verifique alguns destes aspetos importantes:

- O quão rápidas e completas são as suas respostas; - O quão transparentes são as suas taxas; - Quantos casamentos esta empresa organiza por ano (por favor note que mais casamentos = menos atenção em si, e consequentemente um serviço com menos qualidade); - Se a empresa recebe comissões dos fornecedores. Caso não receba, pergunte se poderá consultar todos os contratos/valores reais diretamente com os fornecedores (mesmo que não o vá fazer, deveria ter esta possibilidade); - Verifique exatamente quem irá planear o seu casamento consigo. Deverá falar diretamente com essa pessoa (poderá possivelmente não ser a pessoa que responde ao seu primeiro email, mas deverá ser pelo menos a pessoa com quem faz a sua primeira vídeo-chamada), e não um assistente/gestor/coordenador. Irá trabalhar com o seu wedding planner durante vários meses, e isto significa que deverá gostar desta pessoa e confiar nela.



A organização do casamento é um serviço muito importante que faz todo o sentido se procura um casamento de sucesso.

Por favor note que, ao contrário de qualquer outro fornecedor no seu casamento, o wedding planner irá trabalhar consigo durante um longo período de tempo: isto significa que pode esperar alguém que cobre um valor mais alto que a média se está a planear que esta pessoa liberte muito do seu tempo para si, para tratar de si o melhor possível e que pense no seu casamento como se fosse o próprio. Esta é uma das principais diferenças entre um serviço de organização de casamentos low-cost ou um serviço de luxo.

Espero que todas as noivas e noivos encontrem o wedding planner que seja melhor para si, e que tenham um dia de sonho! Boa sorte!


Cumprimentos,

Anastasiia Ivanova

CEO & Wedding Planner

Dream Weddings Europe

DREAM WEDDINGS EUROPE | WEDDING PLANNER DE LUXO EM PORTUGAL E NA EUROPA
fundada em 2012
LISBOA - PARIS - SÃO PETERSBURGO